24/03/2018 09:51:20
Cidades
Traipu promove etapa municipal da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
O secretário Cristiano Machado Tavares Mendes explicou que a Conferência Escolar tem o objetivo de mobilizar a comunidade escolar da rede municipal em Traipu
Ascom
Redação com Assessoria

 A secretaria Municipal de Educação de Traipu vai realizar na próxima terça-feira, 27, sua Conferência Escolar, etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas, que será realizada em março de 2018, em Brasília (DF).
A Conferência será realizada simultaneamente nas escolas: Francisco Mangabeiras, Agapito Rodrigues de Medeiros, Cônego Ribeiro, José Medeiros, Joaquim Gomes, Padre Augusto de Melo, Getúlio Vargas, escola do povoado Lagoa Grande, escola do povoado Piranhas, escola do povoado Vila Santo Antônio e escola do povoado Capivara.
“Promovido pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), e coordenado, em nível estadual, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o evento tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, com o envolvimento da escola na construção de políticas públicas. Podem participar estudantes de 11 a 14 anos, que estejam cursando as séries finais do ensino fundamental”, disse o secretário municipal de Educação, Cristiano Machado Tavares Mendes.
De acordo com o secretário, a conferência nas escolas é a primeira etapa do processo, que ainda contará com eventos municipal/regional e estadual, até que se chegue à Conferência Nacional.
O secretário Cristiano Machado Tavares Mendes explicou que a Conferência Escolar tem o objetivo de mobilizar a comunidade escolar da rede municipal em Traipu para o evento em 27 de março de 2018, quando, simultaneamente será realizada a Conferência Escolar do Meio Ambiente. “Foram discutidos assuntos voltados aos projetos em desenvolvimento na Escola que priorizam ações de conservação e preservação da água”, pontuou o secretário.
Mobilização
As ações mobilizaram alunos, professores, funcionários e famílias para adoção de uma cultura de maior conscientização por meio de ações ecologicamente corretas. Também foram abordadas as questões ambientais as mais preocupantes para os municípios.
As conferências nas escolas foram orientadas pela Coordenação Geral Pedagógica e pelos Coordenadores da SEMED e por todos os diretores e coordenadores das escolas municipais participantes da conferência. A ideia das discussões nas conferências é buscar medidas para transformar a escola em um verdadeiro espaço educador sustentável.
A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
Cada escola construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA, que organizou a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. As escolas elaboraram um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilharão o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.
De acordo com o secretário de Educação, o evento em Traipu contará com as participações do secretário de Meio Ambiente, Jackson Borges, que realizará palestra, do membro do Ministério Público, do prefeito de Traipu, Eduardo Tavares Mendes, os quais são grandes defensores do Rio São Francisco.

Entre em contato: redacao@expresso1.com | (82) 9975.7155 ou 9951.6397

©2018 - Opara Agência. Todos os direitos reservados.