Olá, Bom dia! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
21ºC
Arapiraca,
Estrelado

Notícias

19/10/2017 13:48:07
Alagoas
Em reunião com o Conselho de Educação, secretário Cristiano Machado Tavares define destino de livros didáticos antigos
Os livros acumulados nos almoxarifados da Semed também passarão por avaliação, desta vez, pelos técnicos do setor

 Com o objetivo de garantir um destino adequado aos livros apontados em resoluções do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o secretário Municipal de Educação de Traipu, Cristiano Machado Tavares, esteve reunido com conselheiros de Educação.
Eles avaliaram o material didático que se encontra armazenado no prédio da Secretaria de Educação, em alguns casos, há mais de seis anos, quando, de acordo com as resoluções já deveriam ter sido descartados.
De acordo com Cristiano Machado Tavares, em relação ao material encontrado, será publicada uma Portaria pela Secretaria de Educação, obedecendo ao que determina as Resoluções do FNDE, que disciplina quanto ao remanejamento, conservação, devolução e desfazimento dos livros didáticos em desuso, e que estejam responsabilidade da Secretaria e das escolas da rede.
Cristiano Machado Tavares disse que os livros passarão por uma avaliação prévia pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Conselho Escolar, composta pelos diretores e professores de cada unidade escolar.
“Os livros acumulados nos almoxarifados da Semed também passarão por avaliação, desta vez, pelos técnicos do setor. O objetivo maior é que seja dado o destino mais adequado para cada material”, destacou o secretário, acrescentando que os livros que forem considerados como irrecuperáveis serão destinados a cooperativas de reciclagem.
NOVOS LIVROS
O secretário de Educação informou que os alunos da rede municipal de ensino de Traipu, do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já receberam novos livros didáticos para o triênio 2017/2018/2019. “A renovação do acervo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE”, ensinou Cristiano Machado Tavares.
Ele explicou ainda que nesta primeira etapa de entrega foram contempladas todas as escolas que iniciaram o ano letivo no mês de março. “Ao longo deste ano, as demais escolas também receberão os novos livros a medida que iniciarem suas atividades”, disse.
De acordo com a coordenação municipal do PNLD da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a renovação do acervo do livro didático de todas as disciplinas é feita a cada três anos. “Consideramos que a distribuição dos novos livros representa um passo importante para a educação pública”, disse o secretário
“Os livros são novos e atualizados de acordo com nossa realidade. Próximo ano, pela primeira vez, os alunos do 4º e 5º ano receberão livros regionais, além do livro de Artes que aguça a criatividade”, enfatizou Cristiano Machado Tavares.
CONSERVAÇÃO DOS LIVROS
O secretário disse que a distribuição das publicações para os estudantes, além da elaboração de regras para conservação e devolução dos materiais pelos alunos é de responsabilidade da direção da escola.
“No ato do recebimento os pais assinam um termo de responsabilidade. Além disso, os professores realizam um trabalho de conscientização com pais e alunos para orientar acerca da importância de manter o livro bem conservado”, disse o secretário, acrescentando que os cuidados com os livros é um ato de cidadania.

Comentários
Mais de Alagoas