Olá, Bom dia! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
21ºC
Arapiraca,
Estrelado

Notícias

11/09/2017 17:42:54
Alagoas
Governadores do Nordeste estarão juntos em Penedo
Reunião tem como pauta a defesa do Rio São Francisco
Redação com assessoria

 A próxima sexta-feira (15) será de muita movimentação no município de Penedo. Além da reinauguração do Theatro Sete de Setembro, a data também ficará marcada pela realização de um ato público liderado pelos governadores da região Nordeste, em defesa do Rio São Francisco.

Após percorrerem trechos do “Velho Chico” para ver de perto a situação assustadora daquele que é considerado como o Rio da Integração Nacional, os governadores serão recepcionados no município de Penedo pelo governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB).

O encontro acontecerá na Casa de Aposentadoria. No local, os governadores deverão discutir a situação do rio e juntos buscar soluções para garantir a vida do Velho Chico. Um documento será elaborado e, posteriormente, entregue ao presidente Michel Temer, como forma de protesto.

Em outros encontros como esse que será realizado em Penedo na próxima sexta, os governadores do Nordeste já se posicionaram contrários à privatização da Eletrobrás, pelo valor estratégico da empresa e de seus ativos, assim como o valor da água do São Francisco para outros usos, como o abastecimento humano.

Os governadores argumentam que qualquer decisão a respeito das hidrelétricas tem consequência direta na vazão do rio, por causa da seca prolongada no Nordeste e da crise por que passa a Bacia do São Francisco.

Um dos principais pontos defendidos pelos governadores é a desvinculação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) do grupo Eletrobrás, transformando-a em empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

É sugerida também a união da Chesf com outras três instituições ligadas à União, que promovem o desenvolvimento no Nordeste em diferentes áreas: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

Comentários
Mais de Alagoas