Olá, Bom dia! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
19ºC
Arapiraca,
Parcialmente Nublado

Notícias

14/05/2018 14:35:03
Alagoas
Governo de Alagoas entrega tratores a 14 municípios sertanejos
Em Senador Rui Palmeira, também foi lançado o Programa de Distribuição de Sementes 2018
Ascom
Redação com assessoria

 Dando continuidade ao Programa de Mecanização Agrícola, o Governo do Estado promoveu sábado (12), em Senador Rui Palmeira, a entrega de tratores e grades aradoras a 14 municípios do Sertão. As máquinas foram entregues pelo governador Renan Filho e pelo secretário executivo de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Manoel Henrique.


Em 2018, serão fornecidos 148 tratores e grades aradoras, num investimento total de R$ 14,6 milhões, recursos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep). Em três anos e cinco meses, o Governo do Estado já fez a entrega de 223 tratores destinados à agricultura familiar.

Em Senador Rui Palmeira, foram contemplados, além deste município, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Monteirópolis, Olho D'Água das Flores, Ouro Branco, Palestina, Pão de açúcar e São José Tapera.


"Estamos no século 21 e nós temos que transformar o agricultor do passado, do cabo da enxada e do arado puxado por uma parelha de bois, no agricultor que produz, que tem produtividade, porque ele vai tratar a sua terra sendo arada por um trator. Quando a gente pode comprar um trator para arar a nossa propriedade é bom. Mas se o pequeno agricultor não puder, estará o Governo do Estado ao lado dele e dos municípios para fornecer a mecanização necessária", garantiu Renan Filho.

 

Ainda em Senador Rui Palmeira, foi lançado o Programa de Distribuição de Sementes 2018. Para o município, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) forneceu duas toneladas de feijão (corda e arranca) e mil quilos de sementes de milho.

 

Com a chegada da quadra chuvosa, o Governo do Estado inicia, em Alagoas, a distribuição de 1.250 toneladas de sementes de feijão, milho, sorgo e arroz aos agricultores familiares. Com recursos do Fecoep, estão sendo investidos R$ 12,5 milhões.

 

Em Senador Rui Palmeira, houve entrega de tratores e o lançamento do Programa de Distribuição de Sementes (Márcio Ferreira)

Para a safra deste ano, serão distribuídas também 450 toneladas de feijão (corda e arraca), 70 toneladas de sorgo e 400 toneladas de milho. Aos municípios de Igreja Nova, Penedo e Porto Real do Colégio (projetos irrigados de Boacica e Itiúba), serão destinadas 190 toneladas de arroz. O Programa beneficia 122 mil famílias de pequenos produtores rurais de Alagoas.

 

Preparo da terra

 

A prefeita de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura, afirmou que as sementes distribuídas pelo Governo do Estado chegam em boa hora, quando as chuvas derramam o verde sobre o Sertão. Com os tratores, inicia-se imediatamente o preparo da terra.

 

“Eu acredito que para um município agrícola como o nosso, a exemplo de todo o Sertão alagoano, esses tratores têm fundamental importância para dar sustentabilidade aos pequenos produtores, que vão começar a arar a terra nos próximos dias, fortalecendo assim a agricultura familiar, principalmente para aqueles que não têm condições de cortar a terra para fazer o plantio. A semente também é importantíssima, porque é cara adquiri-la e com certeza essa distribuição vai garantir uma safra bem melhor para o nosso povo", afirmou a prefeita de Senador Rui Palmeira.

Neste sábado, o município festeja 36 anos de emancipação política com a inauguração de duas praças, a entrega de 1,5 km de vias calçadas em paralelepípedos, de um veículo à Secretaria Municipal de Assistência Social e outro à Saúde, além de shows musicais, que acontecem à noite.

 

Ambulância

 

Durante a solenidade realizada na tarde deste sábado, na Praça Santo Antônio, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, fez, ainda, a entrega de uma ambulância que será destinada ao transporte de pacientes entre unidades de saúde. O veículo faz parte do lote de 130 ambulâncias que estão sendo distribuídas aos municípios alagoanos.

 

Comentários
Mais de Alagoas