Olá, Bom dia! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
21ºC
Arapiraca,
Tempo Limpo

Notícias

15/02/2016 20:58:13
Curiosidades
Alunos criam projeto que reaproveita água de ar-condicionado
Alunos criam projeto que reaproveita água de ar-condicionado
Expresso MT
Redação

Dois estudantes e uma professora orientadora de uma escola estadual em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá, irão participar da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2016), realizada pela Universidade de São Paulo. Eles irão apresentar um projeto de reaproveitamento da água condensada nos aparelhos de ar condicionado.

Matheus Heinzen e Mikaella Ivo Romero estudam no 9º ano na Escola Estadual Doutor Mário Correia da Costa e são autores do projeto "Sustentabilidade com ar condicionado - aproveitamento da água", que apresenta soluções ambientais sustentáveis no ambiente escolar e busca refletir sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam na formação de futuros profissionais preocupados com o planeta.

Segundo a orientadora, a professora Ilse Maria Signorati, a água proveniente do gotejamento dos 27 aparelhos instalados na escola foi coletada e usada para regar o jardim, lavar os panos de limpeza, as salas e as calçadas. De acordo com Ilse Maria, os aparelhos ficam ligados, em média, 8 horas por dia, produzinho aproximadamente 12 litros de água cada um, o que corresponde, em uma semana, a uma captação de 1.620 litros.

A equipes ainda está se organizando e pedindo por apoio no município, uma vez que as despesas da viagem - como transporte e hospedagem - são por conta dos finalistas. “Mas não vamos desistir”, disse Mikaella

Comentários
Mais de Curiosidades