Olá, Bom dia! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
21ºC
Arapiraca,
Tempo Limpo

Notícias

03/07/2017 18:33:25
Economia
Evento vai discutir cultura da palma forrageira em Alagoas
Workshop ocorrerá em julho, no município de Batalha, com técnicos, especialistas, produtores e gestores
Redação com Assessoria

 Os benefícios da palma forrageira e sistemas de produção de alta, média e baixa tecnologia são alguns dos temas que serão debatidos em julho, durante o Workshop, no auditório do Ifal de Batalha. O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

O objetivo do encontro é reunir técnicos, especialistas, produtores, gestores, professores e alunos para abordar a importância da palma forrageira como alternativa alimentar para o gado de corte e leiteiro em Alagoas e, ainda, apresentar a Rede de Apoio à Palma Forrageira, aprovada em reunião pela Sudene, em Recife.

Ao ressaltar que foi uma iniciativa favorável da Sudene, o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Alvaro Vasconcelos, reconhece que a palma forrageira é uma para o Nordeste. “A palma é a cultura que mais se adapta às regiões nordestinas e a criação dessa rede de apoio é fundamental para o Estado de Alagoas e para os produtores rurais”.

Hibernon Cavalcante, superintendente da Seagri, explica que com um bioma marcado por altas temperaturas e longas estiagens, o semiárido nordestino cria uma condição favorável para o cultivo da palma forrageira.

Segundo ele, a palma é uma planta resistente à seca, rica em energia devido à presença de carboidratos e sais minerais solúveis e que rebrota rápido depois do corte, favorecendo famílias como uma nova renda e alimento para o gado.

Com novas tecnologias e a facilidade de produção, foi aprovada a criação de uma Rede de Apoio à Cultura da Palma durante uma reunião em Recife, na sede da Sudene, no início do mês de junho, onde reuniu secretários da Agricultura dos municípios, técnicos, especialistas, instituições públicas e privadas.

Após o encontro, Vasconcelos decidiu ofertar um workshop para o próximo mês de agosto, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do município de Batalha.

Comentários
Mais de Economia