Olá, Boa tarde! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
27ºC
Arapiraca,
Tempo Nublado

Notícias

21/05/2016 23:42:39
Mundo
Líder dos talibãs no Afeganistão é atingido em ataque dos Estados Unidos
O ataque aéreo, que não deixou vítimas civis, teria matado também um segundo combatente dos talibãs
Redação com Agência Brasil

O líder dos talibãs no Afeganistão, Mullah Akhtar Mansour, foi atingido hoje (21) durante um ataque dos Estados Unidos numa região do Paquistão na fronteira afegã, informou o porta-voz do Pentágono, Peter Cook.

Mansour "era o alvo e provavelmente foi morto", disse uma autoridade dos Estados Unidos, acrescentando que o presidente Barack Obama tinha autorizado os ataques por meio de drones.

O ataque aéreo, que não deixou vítimas civis, teria matado também um segundo combatente dos talibãs que viajava num automóvel com Mullah Akhtar Mansour, adiantou a mesma fonte.

“Desde que Mansour assumiu a liderança, os talibãs fizeram numerosos ataques contra civis afegãos, forças de segurança e pessoal dos Estados Unidos. Estamos acompanhando os resultados do ataque e daremos mais informações quando estiverem disponíveis”, disse o porta-voz do Pentágono.

Fontes da Defesa citadas pelo Wall Street Journal indicam que o ataque ocorreu no sudoeste da cidade de Ahmad Wal. As mesmas fontes acrescentam que o ataque foi feito por drones (aviões não tripulados) das forças especiais norte-americanas.

"Mansour tem sido o líder dos talibãs e está envolvido no planejamento de ataques contra instalações em Cabul e em todo o Afeganistão, representando uma ameaça para civis afegãos e forças de segurança, nossos funcionários e parceiros da coligação", diz o Pentágono em nota.

Mullah Akhtar Mansour assumiu a liderança dos talibãs no Afeganistão em julho de 2015, após a morte do líder supremo Mullah Omar.

Comentários
Mais de Mundo