Olá, Bom dia! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
21ºC
Arapiraca,
Tempo Limpo

Notícias

02/04/2015 23:50:43
Mundo
Lua de sangue aparecerá na noite de sexta para sábado (4)
Fenômeno poderá ser visto a olho nu
NASA
Redação

Chamado popularmente de “Lua Sangrenta” ou “Lua de Sangue”, um eclipse lunar está previsto para a madrugada desta sexta-feira para sábado (4).
O fenômeno em que a Lua é coberta pela sombra da Terra e acaba ficando avermelhada poderá ser visto da Ásia, região do Pacífico e América do Norte. Desta vez, os brasileiros não vão poder ver o eclipse
De acordo com informações da Nasa, o eclipse total (em que a Lua é completamente encoberta) deve durar apenas 12 minutos. O eclipse parcial deve durar cerca de três horas e meia e a penumbra (como a sombra começa a atingir a Lua) deve durar quatro horas e cinquenta minutos. Esse vídeo da Nasa mostra como será o eclipse:
Essa é a terceira vez da chamada tétrade (quatro ocasiões) de eclipses lunares que estavam previstos para ocorrer entre 2014. O último eclipse da série será no 28 de setembro, quando o fenômeno poderá ser visto do Brasil e terá uma duração maior do que o eclipse deste sábado. Este eclipse será o único do ano possível de ser visto no Brasil.

Luas Sangrentas estão envoltas em atmosfera de folclore

Desde que o primeiro eclipse da tétrade começou a se aproximar, lendas (principalmente na internet) giraram em torno do fenômeno. Para Carlos Veiga, astrônomo do Observatório Nacional, há muito exagero por desconhecimento. “Correntes da astrologia e mesmo pessoas que tratam a história com mais sensacionalismo tendem e inventar coisas. Na realidade, o fenômeno não passa de uma coincidência de ilusão de ótica, não tão rara, em que a Terra fica entre a Lua e o Sol”, diz

Quais são as luas de sangue e o que elas têm a ver com a profecia bíblica? Segundo Gary DeMar, a “cor avermelhada da lua acontece durante um eclipse lunar, quando a Terra está entre o Sol e a Lua e no ângulo apropriado a sombra da Terra cai na lua. Claro, a Lua não fica vermelha. Na maioria das vezes a lua é branca brilhante ou amarela. A lua não tem luz própria. É a luz refletida e o seu ângulo em relação à terra e sol que determinam a cor do reflexo”.

A NASA confirmou que entre 2014 e 2015 ocorrerão 4 eclipses lunares seguidos (chamados de tétrade lunar). A grande questão da profecia de plantão é que as datas coincidem exatamente com as principais festas judaicas e, segundo eles, esse fenômeno astronômico por ser raríssimo, ocorre sempre em épocas cruciais da história de Israel.
 

Comentários
Mais de Mundo