Olá, Bom dia! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
21ºC
Arapiraca,
Estrelado

Notícias

14/07/2015 21:41:27
Oportunidades
Inscrições para o Enade seguem até o próximo dia 7 de agosto
Neste ano farão provas estudantes de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Direito
Ilustrativa
Assessoria/Uneal

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861/2004. Em 2015, o Enade será aplicado em todo o Brasil no dia 22 de novembro, para os alunos dos cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Direito.

De acordo com a legislação, devem ser inscritos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso. O período de inscrição para os alunos habilitados, os chamados regulares, ao Enade 2015 iniciou dia 6 passado e será encerrado em 7 de agosto.

Conforme o Artigo 6º, da Portaria Normativa nº 03/2015, são considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2015, devidamente matriculados, e que tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2015.

Ainda segundo a referida portaria, são considerados estudantes concluintes, no caso dos cursos de bacharelado, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da instituição até o dia 31 de agosto de 2015.

Ficam dispensados do Enade 2015, inclusive do processo de inscrição, os estudantes matriculados em cursos não descritos na Portaria Normativa nº 03/2015; que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015; oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do Enade 2015, em instituição conveniada com sua instituição de origem.

Em 2015, o Enade está completando 11 anos, tendo passado por diversas modificações. As inovações mais recentes, são o tempo mínimo de permanência no local de prova, de uma hora, implementado em 2013, além da exigência de preenchimento do Questionário do Estudante e da publicação do Manual do Estudante, adotadas em 2014.

O Questionário do Estudante é parte integrante do Enade e, conforme a Portaria nº 40/2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, deve ser respondido por todos os concluintes inscritos no Exame. Ele é disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de 30 dias antes da prova e, caso o estudante não o preencha, fica em situação de irregularidade perante o Enade.

O Manual do Estudante, por sua vez, tem como objetivo ampliar o conhecimento do concluinte sobre o Enade, auxiliando-o no reconhecimento do seu papel e responsabilidade diante de todas as etapas de inscrição e realização da prova. O Manual do Enade 2015, porém, continuará a ser o principal instrumento de divulgação dos procedimentos relativos ao Exame, em apoio a instituições, coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais1 (PI).

Ele contém o cronograma e todas as orientações técnicas indispensáveis à operacionalização do Enade em 2015, estando disponível para download no Portal do Inep (portal.inep.gov.br/enade/manual-do-enade).

 

Comentários
Mais de Oportunidades