Olá, Bom dia! Seja bem vindo. Você está no portal Expresso1.com
21ºC
Arapiraca,
Tempo Limpo

Marketing | Adriano Arestides

Quem é Adriano Arestides? Adriano Arestides é Líder Coaching, pós graduado em psicopedagogia institucional em desenvolvimento humano. Atua hoje nas áreas de marketing de relacionamento, gerente executivo em vendas diretas com larga experiência em vendas no atacado e varejo.
24/03/2015 09:06:42
Como vestir-se Mulheres

                                                                                     

                                                   A IMAGEM DO NEGÓCIO

  • MULHERES

   Se você optou por se tornar uma mulher de negócios, tem de submeter-se a um modo de vestir padronizado pela sociedade, referente a uma executiva.


A ênfase maior no mérito do que na aparência tem provocado uma onda de “casualização” no modo de vestir, gerando uma descontração profissional. No entanto, na maioria das interações profissionais importantes, o terno para o homem e o tailleur para a mulher ainda são as preferências.


A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem quer ser influente. E neste caso, o problema é maior para as mulheres, já que têm mais possibilidades de escolha, e, portanto, de errar. "As brasileiras têm pouco critério sobre o que favorece ou desfavorece sua imagem de acordo com seu tipo físico", avalia Inês de Castro, autora do livro "Moda no Trabalho" (Editora Panda), que dá dicas sobre como se vestir em diferentes situações do cotidiano profissional.


As roupas transmitem mensagens, e é preciso cuidar da aparência. Aquele corte moderno nem sempre é o mais adequado ou confortável para as funções exercidas no dia-a-dia. O mesmo vale para sandálias, sapatos de salto alto ruidosos, e adereços chamativos, que dispersam a atenção dos colegas.


"O profissional deve levar em conta que não se veste para si, e sim para seu cliente e seus parceiros de trabalho", opina Ilana Berenholc, consultora de moda ligada ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Quem se veste adequadamente demonstra saber a importância que as pessoas dão para a imagem que ele passa. "Estar bem-vestido denota que o profissional pode representar bem a empresa, além de demonstrar o valor que dá a si mesmo", completa Nora-ney Cerneviva, diretora de RH do Citibank.


As mulheres de profissões mais formais, como as executivas, devem optar pela discrição. Seu visual precisa ser clean, sem extravagâncias. Blazers, saias (sempre na altura dos joelhos ou um pouco abaixo), calças clássicas, terninhos, vestidos tubo, cardigãs, coletes, tailleur e camisas de seda são as roupas mais adequadas. Essas peças devem ser usadas em tons clássicos. Malhas, casacos ou lenços amenizam a variação de temperatura em ambientes com ar condicionado.

NÃO USE DECOTES PROVOCANTES, ROUPAS JUSTAS, TRANSPARÊNCIAS, OU SEJA, NADA QUE CHAME A ATENÇÃO PARA SEU CORPO.
AS PALAVRAS SEXY E TRABALHO, NÃO COMBINAM.

  • O jeans e o tênis, para ambientes formais, nunca devem ser utilizados.
  • Os acessórios como jóias, sapatos, bolsas e até cabelos, maquiagem e unhas são importantes em qualquer ambiente, afinal estão em evidência.
  • Sapatos e bolsas precisam combinar com o estilo de roupa escolhido. Uma bolsa em tom neutro evita a troca diária.
  • Bijuterias e jóias, para ambientes formais, devem ser discretas. São aliados para dar charme a uma roupa. Pulseiras barulhentas, brincos grandes demais, vários anéis nos dedos, tudo polui muito o visual.
  • Os cabelos devem estar bem cortados em, de preferência com comprimento médio ou, se longos, presos para evitar deixar fios nos relatórios e documentos. Se forem tingidos, a pintura deve estar em dia, para não aparecer as raízes com cor diferente.
  • A maquiagem também é outra aliada. Quanto mais discreta melhor. Use-a para esconder cansaço ou ruguinhas de expressão. Deixe as super produções como sombras coloridas ou glitter para as saídas informais à noite. Uma boa nécessaire deve conter base, rímel e batom.
  • As mãos são outro ponto a mais na aparência. Elas estarão em evidência todo o dia. Unhas bem feitas, curtas e com esmalte discreto são sempre bem vindas.
Comentários
Mais de Marketing | Adriano Arestides